quinta-feira, 7 de abril de 2011

ALBERT MAYSLES É HOMENAGEADO NO IN-EDIT BRASIL


Albert Maysles


Get Yer Ya-Ya’s Out! traz imagens nunca antes vistas da banda Rolling Stones

Registro da primeira turnê dos Beatles nos EUA em What’s Happening! The Beatles in USA, filme inédito em única sessão.


Um dos documentaristas mais respeitados de todos os tempos, o diretor americano Albert Maysles é homenageado na 3a edição do IN-EDIT Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical.

Albert, junto com seu irmão David, participou da criação de uma nova forma de se fazer cinema nos anos 60, o cinema direto norte-americano, ao lado de D. A. Pennebaker, Richard Leacock e Robert Drew. Com eles, essa linguagem foi às ruas e mergulhou na experiência de tentar captar com a maior naturalidade possível o mundo e as pessoas reais.

No festival, o diretor apresenta cinco clássicos do universo musical: o polêmico Gimme Shelter, registro cinematográfico do famoso show dos Rolling Stones em Altamont, que resultou em morte e caos; a aclamada soprano Kathleen Battle se une ao trompetista de jazz Wynton Marsalis para oferecer um dos momentos mais aplaudidos da música no final do século 20 no documentário Baroque Duet; outro clássico dos Rolling Stones com imagens nunca antes vistas da banda em Get Yer Ya-Ya’s Out!; gravado 4 anos antes de sua morte, os irmãos Maysles e seus colaboradores registram a paixão do pianista ucraniano Vladimir Horowitz por Mozart em Vladimir Horowitz: The Last Romantic.

Completando a homenagem ao diretor, o In-Edit Brasil tem a honra de apresentar o filme What’s Happening! The Beatles in USA, registro da primeira turnê dos Beatles nos EUA, obra que nunca foi comercializada e que só pode ser exibida com a presença do diretor. Uma oportunidade Única!

Como patrocínio da Natura por meio do programa Natura Musical, da Petrobrás, o festival acontece de 28/04 a 12/05 em São Paulo e de 06 a 12/06 no Rio de Janeiro.

IN-EDIT BRASIL
3º Festival Internacional do Documentário Musical.
de 28 de abril a 08 de maio em São Paulo
de 06 a 12 de maio no Rio de janeiro

Panorama Mundial: HOMENAGEM ESPECIAL – ALBERT MAYSLES
( 5 FILMES)

GIMME SHELTER
(Albert Maysles, David Maysles, Charlotte Zwerin, 1970, EUA, 91´)
Célebre rockumentary de Albert Maysles registra um dos momentos mais emblemáticos da história do Rock’n’Roll. Em sua turnê norte-americana de 1969, os Rolling Stones realizam o histório show em Altamont, na Califórnia, onde um homem é assassinado pelos Hell´s Angels, contratatados para fazerem a segurança do evento. Albert Maysles estava lá a convite da banda e registrou tudo. Absolutamente tudo.

GET YER YA-YA’S OUT!
(Albert Maysles, Bradley Kaplan e Ian Marciewicz, 2009, EUA, 27’)
Quando os Rolling Stones foram tocar pela primeira vez no Madison Square Garden em novembro de 1969, pouco depois do trágico show de Altamont que terminou com a morte de um homem, o momento requeria um registro histórico. Foi assim que gravaram o álbum “Get Yer Ya-Ya’s Out!” considerado um dos mais importantes registros da banda. Quatro décadas depois, Albert Maysles reuniu o material que gravou naquela época e resolveu usar imagens nunca antes vistas da banda. Material para fan nenhum botar defeito.

WHAT’S HAPPENING! THE BEATLES IN USA!
(Albert e David Maysles, EUA, 1964, 81’)
Talvez você já tenha visto o famoso filme “The Beatles: The First US Visit” lançado em 1999. Trata-se de uma nova montagem feita pela gravadora Apple de “What’s Happening! The Beatles in USA” filme dirigido pelos irmãos Maysles em 1964. O In-Edit Brasil tem a honra de apresentar a primeira versão desta obra que nunca foi comercializada e que só pode exibida com a presença do diretor. Uma sessão única que ficará na sua memória.
* Sessão oferecida por Apple Corps, Ltd.

BAROQUE DUET
(Albert Maysles, Susan Froemke, Peter Gelb e Pat Jaffe, EUA, 1992, 78’)
Dois estilos, duas personalidades e uma gravação histórica. A aclamada soprano Kathleen Battle se une ao trompetista de jazz Wynton Marsalis para oferecer um dos momentos mais aplaudidos da música no final do século 20. Neste registro histórico vemos como dois mundo tão distantes chegam a uma cumplicidade difícil de conseguir. A través da lente Maysles, que sempre se nega a interferir na realidade, vemos a intimidade desta relação e os momentos em que começam a encaixar-se.

VLADIMIR HOROWITZ: THE LAST ROMANTIC
(Albert and David Maysles, Susan Froemke, Deborah Dickson, Patt Jaffe, EUA 1985, 88’)
Não é segredo para ninguém que Vladimir Horowitz é um dos pianistas mais importantes de todos os tempos. Unindo a emoção extrema a uma técnica impecável, este ucraniano só conseguia criticas, chamadas negativas, por seu estilo teatral de tocar. Neste filme gravado 4 anos antes de sua morte, os irmãos Maysles e seus colaboradores registram a paixão do músico por Mozart na sua primeira gravação em de 35 anos de silêncio.

Sessões especiais com a presença do diretor Albert Maysles no dia 05/05, às 19h (Gimme Shelter) e 21h (What’s Happening? The Beatles in USA), no Cinesesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário