terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

2º Festival Internacional de Documentário Musical

Bola de Neve - José Sánchez-Montes



Acontece em São Paulo de 18 a 28 março no MIS, Cine Olido, Cinesesc, HSBC Belas Artes e Matilha Cultural, o 2º Festival Internacional de Documentário Musical. O evento esse ano homenageia, entre outros grandes nomes, Tiempo de Leyenda, diretor de "Bola de Neve".

O espanhol José Sánches-Montez é um dos convidados e serão exibidos três longas em homenagem ao diretor Tiempo de Leyenda, entre eles o histórico Bola de Neve, filme que conta a história do Cubano, cantor negro, homossexual, místico, pró-revolucionário e, acima de tudo, um dos maiores mitos musicais da América Latina do século 20.

Criado em Barcelona na Espanha há 7 anos, o Festival é o primeiro que reúne os amantes da música e do cinema num único evento. Atualmente a mostra - que tem como objetivo difundir a produção de documentários musicais e mostrar ao público títulos raros, também acontece no Chile, Buenos Aires, Puebla e já prepara novos desembarques, nas cidades do Porto, Berlin e Montevidéu.

Veja os outros títulos da Mostra José Sánchez-Montes:

Tiempo de Leyenda (José Sánchez-Montes , Espanha, 2009, 70’)

Camarón de la Isla é muito mais que a voz mais emblemática do flamenco. É uma entidade no gênero. Seus discos são unanimemente cultuados por gerações e gerações. Menos um: "La Leyenda del Tiempo". Um disco incompreendido que mistura a tradição do flamenco e o rock e que só agora, três décadas depois, foi resgatado e colocado no altar como um dos discos mais importantes de todos os tempos.

Bola de Neve (José Sánchez-Montes, Espanha-Cuba-México, 2003, 73’)

Documentário sobre o pianista e cantor cubano Bola de Neve. Negro, homossexual, místico, pró-revolucionário e, acima de tudo, um gênio musical, Bola Nieve é um dos mitos latino-americanos do século 20.

Enrique Morentes Sueña la Alhambra (José Sánchez-Montes, Espanha, 2005, 90’)

O filme é uma viagem poética guiada pela música de Morente, um dos mais importantes artistas do flamenco da história. Acompanhado por sua filha Estrella, pelo dançarino de flamenco Israel Galván, pelos guitarristas Tomatito e Juan Habichuela, pelo argelino Khaled e pelo americano Pat Metheny, o músico expressa toda sua emoção musical no Palácio de Alhambra, uma dos edifícios mais belos do mundo próximo a cidade de Granada, na Espanha.

Serviço:

In-Edit Brasil – 2º Festival Interncaional de Documentário Musical, de 18 a 28 de março em São Paulo no MIS, Cine Olido, Cinesesc, HSBC Belas Artes e Matilha Cultural

ABERTURA somente para convidados no dia 18/03, no MIS.

As informações são da minha querida Valéria Blanco.

Vejo vocês lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário